Comandos Docker que uso no meu dia-a-dia

Salve, salve! devopeiros? Tudo bem com vocês?

Vou escrever um pouco sobre os principais comandos que uso no docker, que me ajudam nas tarefas do meu dia-a-dia. Bora lá?

Agora que você já está com o docker instalado, já criou o seu dockerfile, bora administrar seus containers. Abra seu terminal e digita aí!

docker images Lembra o que é imagem? Então, esse comando lista as imagens que você tem na sua máquina/servidor. Algumas informações uteis:

. Tag: é a tag que definimos no momento da criação da imagem. . Image ID: é um id gerado pelo docker referente a sua imagem. . Created: Quando essa imagem foi criada. . Size: É o tamanho da imagem.

Se não lembrar, clica aqui!

docker build Esse comando builda a imagem a partir do seu dockerfile. Exemplo: docker build . -t ubuntu:1

Algumas informações:

o ‘.’ significa diretório atual, então, você tem que estar com o terminal aonde você vai buildar a sua imagem. o -t é para tag, que é uma label que você quer adicionar na sua imagem.

E aqui vai uma dica: Para facilitar, já construa sua imagem com e as regras do seu repositório, porque quando você for realizar o upload, já está com a tag correta. Veja só o exemplo abaixo:

docker build . -t repositório-do-allyson/imagem-base/app01/python-helloworld:1

docker push Com esse comando, eu envio as imagens docker que eu trabalhei para o registry (Pode ser o registry da AWS ou qualquer outra ferramenta que armazena suas imagens). O comando fica assim: docker push repositório-do-allyson/imagem-base/app01/python-helloworld:1

docker pull Com o docker pull nomedaimage eu baixo a imagem para minha máquina ou servidor para realização do troubleshooting. Fica assim o comando: docker pull ubuntu

docker run Esse é o comando para você executar um container a partir do seu dockerfile e da sua imagem já construida. Existe uma série de parametros que podem ser uteis para você, mas eu sou basicamente esses aqui:

docker run -it python-helloworld:1

Esse comando você está rodando a imagem que construimos acima, de uma maneira bem simples. Agora, vamos incrementar o comando:

–name: Você define um nome para o container que você está rodando.

-d: Você roda o container com o modo “detachado”, não ficando com o terminal preso ao executar o container.

-p: Você permite conexões externas para dentro do seu container. Deve ser assim: docker container run -p porta-host:porta-container

-v: quando for necessário montar um volume, deve seguir essa ideia: docker container run -v [host/volume/localização]:[container/imagem]

Tem mais algum que você usa?